MENU TOPO
Voltar
Portugal Portugal - Bairrada
Localização

Bairrada é região de Portugal.

Introdução Mais

A Bairrada situa-se entre os vales do rios Vouga e Mondego, sendo que este último atravessa a cidade de Coimbra, situada ao sul e bem próxima de Anadia e Mealhada, as duas cidades mais importantes da região.

É a DOC que, juntamente com as DOC do Alentejo, mais tem evoluído e inovado na vitivinicultura portuguesa.


Sub-Regiões

A região vinícola da Bairrada possui 2 sub-regiões:

> Bairrada  (DOC)

> Beira Atlântico  (IG)

Geografia e Clima

Os solos em geral são pobres, arenosos e argilosos.

O clima é Mediterrâneo Atlântico, com invernos longos e muito frios e com verões quentes e secos. Existem zonas de plantio de áreas baixas, de meia encosta e serrana. As chuvas são bastante presentes (1100 mm anuais).

Vinhos da Região

A região produz o Vinho Regional de Beiras (que também engloba a região do Dão) e vinhos da DOC Bairrada (ver mapas). Seus vinhos, muitos dos quais elaborados com métodos quase artesanais, estão cada vez mais surpreendentes. As estrelas são os tintos, especialmente os elaborados com a uva Baga, que possuem cor intensa, aromas frutados e complexos, e que envelhecem bem. Produz também vinhos espumantes de muito boa qualidade e brancos e rosés bastante honestos.

História

Encontram-se documentos dos séculos X e XI sobre a cultura de vinhos nesta região. Em 1760, o Marques de Pombal mandou arrancar os vinhedos da região para proteger os vinhos do Porto, voltando a ser plantadas após o decreto de D. Maria I revogando o anterior. A região foi delimitada em 1951 ( na data, Zona da Beira Litoral) e demarcada oficialmente em 1979.

© 1997-2022 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada