Carlos José Arruda
Professor








MENU TOPO Academia do Vinho
Voltar
França França - Provence
Localização

Provence é região da França.

Sub-Regiões

A região vinícola da Provence possui 9 sub-regiões:

> Bandol  (AOC)
> Bellet  (AOC)
> Cassis  (AOC)
> Côteaux d`Aix-en-Provence  (AOC)
> Côteaux Varoi en Provence  (AOC)

> Côtes de Provence  (AOC)
> Les Baux de Provence  (AOC)
> Palette  (AOC)
> Pierrevert  (AOC)

Mapa vinícola da Provence

Mapa vinícola da Provence

Vinhos da Região da Provence

Uma paisagem variada varrida pelo vento Mistral e um clima ensolarado, quente e seco conferem à região vinícola da Provence sua personalidade única, que se reflete em vinhos alegres e cativantes.

Historicamente especializada em vinhos rosés leves, frutados e ricos, aqui se produzem também tintos marcantes, potentes e estruturados e brancos leves, macios e delicados.

O grande prestígio da Provence vem de seus vinhos rosés, produzidos com arte e dedicação por seus vinicultores. As colorações típicas são leves, em rosados delicados que podem ter tons de pêssego, rosa antigo e casca de cebola. Os vinhos rosés sugerem um estilo de vida alegre e descontraído, sendo ideais para aperitivo, refeições ao ar livre, pratos frios de verão, saladas e petiscos do mar.

Principais Variedades de Uvas Tintas

As principais variedades de uvas tintas, usadas nos tintos e nos rosés são Syrah, Grenache, Cinsault, Tibouren, Mourvèdre e Carignan. A Cabernet Sauvignoné presente mas ainda pouco utilizada.

Principais Variedades de Uvas Brancas

As variedades brancas são Rolle (Vermentino) Ugni Blanc (Trebiano), Clairette e Sémillon, encontrando-se também a Bourboulenc Blanc ou Doillon.

Geografia e Clima

O sol é a principal característica do clima provençal, com média de 2.800 horas por ano. As temperaturas podem ser altas no verão, mas a diversidade do relevo proporciona variações importantes mesmo em pequenas distâncias. Como toda a região do Mediterrâneo, a Provence recebe chuvas intensas, por vezes torrenciais, no outono e na primavera. Os verões são secos e quentes, escaldantes nos dias sem vento.

O vento Mistral

Os ventos são bastante presentes na Provence, fazendo parte inseparável de seu clima mediterrâneo. Um vento forte e famoso, entretanto, marca esta paisagem com sua presença violenta e caprichosa: o Mistral. Gelado no inverno, vindo das neves alpinas, no verão acaricia a região com seu frescor agradável.

Seco e fresco, o Mistral protege os vinhedos das doenças provenientes da umidade, equilibrando de forma única o clima chuvoso típico da primavera.

História

A partir do século 2 AC os romanos ocupam as terras lígures colonizadas 4 séculos antes pelos Fenícios. Ali desenvolvem a cultura das vinhas e organizam a Provincia Romana: a Provence. É a época da fundação do porto militar de Fréjus (Forum Julii) e da cidade de Acque Sextiae (Aix-en-Provence).

Como conseqüência do crescimento do império romano, os vinhedos evoluem nas terras conquistadas, se desenvolvendo em outras regiões gaulesas: Vale du Rhône, Beaujolais, Bourgogne, Gascogne e Bordeaux.

Após a queda do Império Romano, a decadência dos vinhedos durou até a Idade Média, quando sua renovação aconteceu pelas mãos dos monges, entre os séculos 5 e 12, que produziam vinhos não só para a missa, mas para comercialização, com bons lucros. A partir do século 16 as grandes famílias nobres, os notáveis do reino e os oficiais do exército real passam a adquirir e gerir diversos vinhedos e a construir as fundações da moderna viticultura provençal.

Com 26 séculos de história, a Provence é considerada o primeiro vinhedo da França.

Mais informações no site:

Internet www.vinsdeprovence.com

Créditos

Textos traduzidos e adaptados pela Academia do Vinho, a partir de trechos do site oficial Vins de Provence.

© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada