MENU TOPO
Voltar
França - Val de Loire
Localização

Val de Loire é região da França.

Introdução Mais

O Val de Loire situa-se na região centro-noroeste da França, ao sul de Paris, ao norte de Bordeaux e se limita a leste pela região da Bourgogne, compreendendo o território percorrido pelo rio Loire, o rio francês de maior extensão, 800 km.

O Val de Loire corresponde à região entre Nantes e Orléans, enquanto que todo o território percorrido pelo rio e seus inúmeros afluentes denomina-se região de La Vallée de la Loire et Centre.

Ele começa na região central da França, próximo às cidades de Clermont-Ferrand e Roanne, dirige-se ao norte, margeando o lado oeste da Bourgogne, passa pelas cidades de Sancerre e Pouilly-sur-Loire e vai até a cidade de Orléans. A partir daí, segue um traçado aproximadamente horizontal em direção ao oeste, passando pelas cidades de Tours, Angers e Nantes, onde desagua no oceano Atlântico.

Se a palavra rio em francês é feminina (la rivière), o Loire (la Loire) é o mais feminino deles, possuindo delicadeza, beleza e elegância em toda a extensão do seu vale, repleto de lindas paisagens, com inúmeros castelos e vinhedos, justificando o título de Jardin de France (Jardim da França).


Sub-Regiões

A região vinícola do Val de Loire possui 5 sub-regiões:

> Anjou-Saumur
> Auvergne
> Loire Centre

> Nantenais
> Touraine

Mapa vinícola do Val de Loire

Mapa vinícola do Val de Loire

Vinhos da Região do Val de Loire

As AOC do Val de Loire estão distribuídas em cinco sub-regiões, ao longo do percurso do Rio Loire.

Nantenais, em torno da cidade de Nantes:

AOC: Muscadet, Muscadet de Sèvre-et-Maine, Muscadet des Coteaux de La Loire, Muscadet des Côtes de Grandlieu, Crémant de Loire, Rosé de Loire, Gros Plant du Pays Nantais

Anjou-Saumur, nas proximidades de Angers e Saumur:

AOC: Anjou, Anjou-Gamay, Anjou Village, Rosé d`Anjou, Coteaux de l`Aubance, Anjoux-Coteaux de La Loire, Savennières, Coteaux du Layon, Bonnezeaux, Quarts-de-Chaume, Saumur, Cabernet de Saumur, Coteaux de Saumur, Saumur-Champigny

Touraine, próxima a Tours:

AOC: Touraine-Amboise, Touraine-Azay-Le-Rideau, Touraine-Mesland, Bourgueil, Saint-Nicolas-de-Bourgueil, Chino, Coteaux de Loire, Montlouis, Vouvray, Cour-Cheverny, Coteaux du Vendômois, Valençay

Poitou , nas cercanias de Poitiers e Neuville-du-Poitou:

AOC: Haut-Poitou, Thoursai

Centre, região central do país, entre Sancerre e Clermont-Ferrand:

Pouilly-Fumé, Pouilly-Sur-Loire, Sancerre, Menetou-Salon, Quincy e Reuilly e as AOVDQ Châteaumeillant, Cîtes d`Auvergne, Côtes du Forez, Côteaux du Giennois, Saint-Pourçain, Côtes Roannaise, L`Orléanais

O Val de Loire é um importante destino turístico na França (foto www.franceballons.com)

O Val de Loire é um importante destino turístico na França (foto www.franceballons.com)

Principais Variedades de Uvas Tintas

Cabernet Franc (ali chamada Breton), Grolleau, Merlot, Gamay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Malbec (Côt), Pineau d`Aunis, Pinot Meunier e Pinot Gris

Principais Variedades de Uvas Brancas

Chenin Blanc (também chamada Pinot de la Loire), Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscadet (também denominada Melon ou Melon-de-Bourgogne)

Geografia e Clima

Devido à sua grande extensão, as condições climáticas variam muito ao longo do Vale do Loire, desde o clima continental na sua porção leste vizinha à Borgonha, no centro do país, até o clima marítimo com correntes quentes do Atlântico na sua parte oeste, na região de Nantes, próximo à foz do rio.

Por sua localização mais ao norte do país, na região as geadas de primavera não são raras e constituem uma séria ameaça aos vinhedos.

O solo da região também é muito variado. No oeste apresenta granito, gnaisse (rocha feldspática laminada), xisto e rocha vulcânica. Mais ao centro surge tufo (calcáreo poroso), pederneira (pedra muito dura), xisto, mica e pedra calcária. No extremo leste, há cascalho, marga (calcário argiloso) e pedra calcária.

História

A história do Val de Loire se confunde com a história da França, pois, com exceção dos vinhedos do Pays Nantays, plantados pelos romanos, foi principalmente a partir do século 5 que se iniciou a viticultura ao longo do vale.

Em 582 Grégoire de Tours se refre pela primeira vez à existência dos vinhedos de Sancerre e Touraine, e os cultivos em torno do castelo de Chalonnes se iniciaram com a influência do Conde d`Anjou e das autoridades católicas.

Ao longo dos séculos seguintes, a influência dos monges agostinianos e beneditinos se mostra preponderante no desenvolvimento de vinhedos em várias localidades, sabendo explorar as vias de comunicação da região de Nantes. As regiões dos rios Sèvre e Maine e os pântanos de Goulaine vieram completar as facilidades das estradas romanas existentes.

Os vinhedos se estendem ao longo de todos os rios, e a falta de segurança das estradas àquela época fez do rio Loire e seus afluentes um meio de circulação mais seguro, o que facilitou o comércio e o desenvolvimento dos vinhedos naquela região.

Mais informações no site:

Internet www.vinsvaldeloire.fr
Francês Francês Inglês Inglês

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada