MENU TOPO
Voltar
França - Val de Loire
Localização

Val de Loire é região da França.

Introdução Mais

O Val de Loire situa-se na região centro-noroeste da França, ao sul de Paris, ao norte de Bordeaux e se limita a leste pela região da Bourgogne, compreendendo o território percorrido pelo rio Loire, o rio francês de maior extensão, 800 km.

O Val de Loire corresponde à região entre Nantes e Orléans, enquanto que todo o território percorrido pelo rio e seus inúmeros afluentes denomina-se região de La Vallée de la Loire et Centre.

Ele começa na região central da França, próximo às cidades de Clermont-Ferrand e Roanne, dirige-se ao norte, margeando o lado oeste da Bourgogne, passa pelas cidades de Sancerre e Pouilly-sur-Loire e vai até a cidade de Orléans. A partir daí, segue um traçado aproximadamente horizontal em direção ao oeste, passando pelas cidades de Tours, Angers e Nantes, onde desagua no oceano Atlântico.

Se a palavra rio em francês é feminina (la rivière), o Loire (la Loire) é o mais feminino deles, possuindo delicadeza, beleza e elegância em toda a extensão do seu vale, repleto de lindas paisagens, com inúmeros castelos e vinhedos, justificando o título de Jardin de France (Jardim da França).

Sub-Regiões Mais

A região vinícola do Val de Loire possui 5 sub-regiões: ... (veja mais)

> Anjou
> Auvergne
> Loire Centre

> Nantenais
> Touraine

Mapa vinícola do Val de Loire

Mapa vinícola do Val de Loire

Vinhos da Região do Val de Loire
O Val de Loire é um importante destino turístico na França (foto www.franceballons.com)

O Val de Loire é um importante destino turístico na França (foto www.franceballons.com)

As AOC do Val de Loire estão distribuídas em cinco sub-regiões, ao longo do percurso do Rio Loire.

Nantenais, em torno da cidade de Nantes:

AOC: Muscadet, Muscadet de Sèvre-et-Maine, Muscadet des Coteaux de La Loire, Muscadet des Côtes de Grandlieu, Crémant de Loire, Rosé de Loire, Gros Plant du Pays Nantais

Anjou-Saumur, nas proximidades de Angers e Saumur:

AOC: Anjou, Anjou-Gamay, Anjou Village, Rosé d`Anjou, Coteaux de l`Aubance, Anjoux-Coteaux de La Loire, Savennières, Coteaux du Layon, Bonnezeaux, Quarts-de-Chaume, Saumur, Cabernet de Saumur, Coteaux de Saumur, Saumur-Champigny

Touraine, próxima a Tours:

AOC: Touraine-Amboise, Touraine-Azay-Le-Rideau, Touraine-Mesland, Bourgueil, Saint-Nicolas-de-Bourgueil, Chino, Coteaux de Loire, Montlouis, Vouvray, Cour-Cheverny, Coteaux du Vendômois, Valençay

Poitou , nas cercanias de Poitiers e Neuville-du-Poitou:

AOC: Haut-Poitou, Thoursai

Centre, região central do país, entre Sancerre e Clermont-Ferrand:

Pouilly-Fumé, Pouilly-Sur-Loire, Sancerre, Menetou-Salon, Quincy e Reuilly e as AOVDQ Châteaumeillant, Cîtes d`Auvergne, Côtes du Forez, Côteaux du Giennois, Saint-Pourçain, Côtes Roannaise, L`Orléanais

Principais Variedades de Uvas Tintas

Cabernet Franc (ali chamada Breton), Grolleau, Merlot, Gamay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Malbec (Côt), Pineau d`Aunis, Pinot Meunier e Pinot Gris

Principais Variedades de Uvas Brancas

Chenin Blanc (também chamada Pinot de la Loire), Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscadet (também denominada Melon ou Melon-de-Bourgogne)

Geografia e Clima

Devido à sua grande extensão, as condições climáticas variam muito ao longo do Vale do Loire, desde o clima continental na sua porção leste vizinha à Borgonha, no centro do país, até o clima marítimo com correntes quentes do Atlântico na sua parte oeste, na região de Nantes, próximo à foz do rio.

Por sua localização mais ao norte do país, na região as geadas de primavera não são raras e constituem uma séria ameaça aos vinhedos.

O solo da região também é muito variado. No oeste apresenta granito, gnaisse (rocha feldspática laminada), xisto e rocha vulcânica. Mais ao centro surge tufo (calcáreo poroso), pederneira (pedra muito dura), xisto, mica e pedra calcária. No extremo leste, há cascalho, marga (calcário argiloso) e pedra calcária.

História

A história do Val de Loire se confunde com a história da França, pois, com exceção dos vinhedos do Pays Nantays, plantados pelos romanos, foi principalmente a partir do século 5 que se iniciou a viticultura ao longo do vale.

Em 582 Grégoire de Tours se refre pela primeira vez à existência dos vinhedos de Sancerre e Touraine, e os cultivos em torno do castelo de Chalonnes se iniciaram com a influência do Conde d`Anjou e das autoridades católicas.

Ao longo dos séculos seguintes, a influência dos monges agostinianos e beneditinos se mostra preponderante no desenvolvimento de vinhedos em várias localidades, sabendo explorar as vias de comunicação da região de Nantes. As regiões dos rios Sèvre e Maine e os pântanos de Goulaine vieram completar as facilidades das estradas romanas existentes.

Os vinhedos se estendem ao longo de todos os rios, e a falta de segurança das estradas àquela época fez do rio Loire e seus afluentes um meio de circulação mais seguro, o que facilitou o comércio e o desenvolvimento dos vinhedos naquela região.

Mais informações no site:

Internet www.vinsvaldeloire.fr
Francês Francês Inglês Inglês

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada