MENU TOPO
Voltar
França - Languedoc
Localização

Languedoc é região da França.

Introdução Mais

Situado na região sul, na costa mediterrânea, o Languedoc está entre a Provence e o Roussillon, e forma com estes a região conjunta do Sul da França, também conhecida como o `Midi´.

Nesse terroir cheio de história a vinicultura foi iniciada pelos Gregos e desenvolvida pelos Romanos.

Hoje os vinhos do Sul da França (Sud de France) são um grande sucesso no comércio mundial, graças à sua ótima relação qualidade-preço e à sua facilidade em agradar diferentes consumidores.

Curiosamente, até poucas décadas o Languedoc era mal visto pelos vinicultores franceses, que relegavam seus vinhos à mediocridade (existe a expressão `vin de m****´), mas que ali se abasteciam dos caldos ricos de sol para encorpar seus vinhos do norte...

Sub-Regiões Mais

A região vinícola do Languedoc possui 45 sub-regiões: ... (veja mais)

Mapa vinícola do Languedoc

Mapa vinícola do Languedoc

Vinhos da Região do Languedoc

As cidades de maior destaque do Languedoc são Nîmes, Montpellier, Sète e Bézier e as do Roussillon são Narbonne, Carcassone, Minervois, Saint-Hilaire e Limoux. Essas duas regiões produzem principalmente vinhos tintos, seguidos dos brancos espumantes, brancos doces, brancos tranquilos secos e rosés.

A região do Languedoc-Roussillon produz também muitos Vin de Pays, geralmente varietais, produzidos com algumas uvas típicas da região e também Cabernet Sauvignon, Merlot, Viognier, Chardonnay.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Carignan, Cinsaut (Cinsault), Grenache, Mourvèdre e Syrah, e também Cabernet Sauvignon e Merlot

Principais Variedades de Uvas Brancas

Bourboulenc, Clairette, Chardonnay, Chenin, Grenache Blanc, Macabeu, Mauzac, Muscat, Picpoul

Geografia e Clima

Com exceção do seu extremo-oeste, que tem alguma influência Atlântica, o clima da região é essencialmente mediterrâneo, com chuvas escassas (geralmente caem em temporais localizados) e verões muito quentes. O maior problema para a viticultura é a seca. O Roussillon é a região mais ensolarada da França, com 325 dias de sol no ano e com os ventos quentes que no verão aceleram a maturação das uvas.

O solo da maior parte da região é do tipo aluvial, exceção feita das partes mais ao norte, afastadas do litoral, e mais a oeste, próxima aos Pirineus, onde os vinhedos estão a altitudes maiores e repousam em solos variados como cascalhoso com seixos, xistoso, arenoso e de pedra calcária.

Mais informações no site:

Internet www.languedoc-wines.com
Francês Francês Inglês Inglês Alemão Alemão

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada