Valle del Maule é uma sub-região da região de Valle Central.
A maior zona vitivinícola do Chile é também uma das mais diversas em termos geográficos e climáticos. Ela abrange os Andes a leste, os vales planos e ensolarados ao longo do corredor central e as montahas costeiras a oeste, permitindo que variedades tintas e brancas encontrem um terroir ideal para seu cultivo.
O clima mediterrâneo e a forte influência do vento frio da Cordilheira dos Andes que corre durante a noite, a amplitude térmica diária aumenta, reduzindo o período de temperaturas máximas. A fruta amadurece lentamente e em boas condições.
Diferente de outras zonas produtoras do país, o Vale do Maule não tem influência marítima, mas mantém um diferencial de temperatura diurno favorável. Estas condições climáticas conferem uma intensidade aromática especial ao Carménère, que remete à pimenta preta desta região, além de permitir que Cabernet Sauvignon, Merlot e Carignan prosperem.
Maule também abriga alguns dos vinhedos mais antigos do país, onde se pratica a viticultura de secano e os sistemas head trained.
© 1997-2024 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada