MENU TOPO
Voltar
Beaujolais - Morgon AOC
Localização

Morgon é apelação da região do Beaujolais.

Vinhos da Apelação de Morgon AOC

Produzidos por 250 vinicultores, os vinhos de Morgon são os mais estruturados de todos os Crus e podem evoluir bem com o tempo.

O mais potente Cru de Beaujolais tem vinhedos situados nas 6 localidades de Les Charmes, La Côte du Py, les Micouds, les Grands Cras, Corcelette e Douby, as duas primeiras em altitude. O clima aqui é muito favorável e ensolarado, e Morgon é o Cru com maior extensão de vinhedos.

Os solos únicos são chamados de `rochas podres´, constituídos de xistos e rochas de erupção em decomposição, que dão ao Morgon seu estilo e sua potência. É o segundo dos Crus em área plantada, ocupando então uma boa diversidade de solos.

Apesar de não ser tradição, alguns produtores de Morgon elaboram vinhos com passagem por barrica que ganham maciez e estrutura dignas de nota.

De cor grená escura, os Morgon mostram aromas de frutas de caroço maduras, cereja, ameixa, violeta, kirsch e destilados. Estruturado, rico e potente, é um tinto carnudo com taninos intensos, mas sedosos, com potencial gastronômico para carnes suculentas, assados e pratos elaborados.

Recomenda-se guarda entre 5 e 10 anos para ter um Morgon em sua plenitude.

Principais Variedades de Uvas Tintas

Gamay

Dados de Produção de Morgon
Área de Vinhedos: 1.114 hectares
Produção de Vinhos: 7.280.000 garrafas

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada