MENU TOPO
Voltar
Espanha - Viños de Pago
Localização

Viños de Pago é denominação da região da Espanha.

Introdução Mais

Esta é a categoria mais específica que pode um vinho espanhol alcançar. Nela se incluem os vinhos de prestígio reconhecido e com características distintas de uma paragem ou sítio rural determinado, o que pode ocorrer em todo o território espanhol.

A forma de se entender hoje os Vinos de Pago não é um tema novo, pois os Romanos já distinguiam os melhores vinhos pelo território (paragem) de origem.

São portanto vinhos originários de um pago, entendendo-se por tal um lugar ou sítio rural com características próprias de solo e microclima que o diferenciam e distinguem de outros em seu entorno, conhecido por um nome vinculado de forma tradicional e notória ao cultivo de vinhedos dos quais se obtenham vinhos com predicados e qualidades singulares, e cuja extensão máxima será regulamentada.

Entende-se que existe vinculação notória com o cultivo de vinhedos quando o nome do pago venha sendo utilizado de forma habitual no mercado para identificação de seus vinhos pelo menos por cinco anos.

Caso a totalidade do pago se encontre incluída no território de uma DOCa, poderá receber o nome de Pago Calificado, desde que cumpra os requisitos exigidos para os vinhos daquela DOCa.

Os Vinos de Pago são elaborados e engarrafados por produtores que ostentam a titularidade dos vinhedos localizados no Pago, ou em caráter excepcional em bodegas próximas ao Pago.

Toda a uva que se destine aos Vinos de Pago deve proceder de vinhedos situados no pago determinado e o vinho deverá ser armazenado e maturado de forma separada de outros vinhos

Na sua elaboração se implantará um sistema integral de qualidade, que se aplicará desde a produção das uvas até a colocação dos vinhos no mercado.

É preciso entender que existem inúmeras bodegas com marcas comerciais que incluem a palavra pago nos rótulos de seus vinhos, mas que isso se refere apenas a nomes locais existentes, mas não provém de uma zona reconhecida oficialmente com o nível de proteção e exigência de um Vino de Pago.

Isso se deve a que a marca comercial foi registrada após a entrada em vigor da lei que regula os Vinos de Pago (Ley 13/2005, de 27 de diciembre).

Esses vinhos se podem identificar facilmente porque no rótulo devem indicar marca registrada con anterioridad al 7 de julio de 2005 ou no reconocido como vino de pago.

Relação atual dos Vinos de Pago autorizados (15)

Aylés (Aragón)

Calzadilla (Castilla-La Mancha)

Campo de la Guardia (Castilla-La Mancha)

Casa del Blanco (Castilla-La Mancha)

Dehesa del Carrizal (Castilla-La Mancha)

Dominio de Valdepusa (Castilla-La Mancha)

Finca Élez (Castilla-La Mancha)

Guijoso (Castilla-La Mancha)

Pago Florentino (Castilla-La Mancha)

Pago de Arínzano (Navarra)

Pago de Otazu (Navarra)

Prado de Irache (Navarra)

El Terrerazo (Comunidad Valenciana)

Los Balagueses (Comunidad Valenciana)

Chozas Carrascal (Comunidad Valenciana)

© 1997-2018 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada