MENU TOPO
Voltar
Bordeaux - Entre-deux-Mers
Localização

Entre-deux-Mers é uma sub-região da região de Bordeaux.

Introdução Mais

O extenso território situado entre Graves e Sain-Émilion, dentro do Y formado pelos afluentes Garrone e Dordogne, ganhou sua denominação que significa ... Entre-dois-Mares.

Essa sub-região sempre foi conhecida por seus vinhos brancos, na AOC de mesmo nome, mas nas últimas décadas progrediu muito a produção de vinhos tintos nas AOC regionais Bordeaux e Bordeaux Supérieur, baseados na uva mais plantada em Bordeaux - a Merlot.

È uma região de interesse onde surgem boas descobertas.

Apelações Mais

A região vinícola de Entre-deux-Mers possui 11 apelações: ... (veja mais)

Mapa vinícola de Entre-deux-Mers

Mapa vinícola de Entre-deux-Mers

Vinhos da Sub-região de Entre-deux-Mers

A apelação Bordeaux e suas derivadas (bordeaux supérieur, bordeaux blanc sec, bordeaux clairet, bordeaux rosé, crémant de bordeaux) é uma apelação regional: Todos os vinhos produzidos no departamento da Gironde podem se classificar para usar esta AOC.

Os produtores mais qualificados preferem usar as apelações comunais como Pauillac ou Moulis, mas todos podem produzir vinhos na AOC Bordeaux.

Curiosamente vários produtores de Blaye preferem usar AOC Bordeaux.

A AOC Bordeaux Supérieur não produz vinhos brancos secos.

Na AOC Bordeaux os tintos são produzidos principalmente em Entre-Deux-Mers, ao sul de Graves, na margem direita (fora das zonas de AOC) e também uma pequena área no Médoc, perto da cidade de Bordeaux.

Esses pequenos Bordeaux hoje são comercializados com preços muito competitivos e sua qualidade os faz ótima compra. na maioria são produzidos com uma presença maior de Merlot (70-90%), podendo jovens ser sem madeira, 30% de barrica.

Os pequenos Bordeaux podem ter 70%, 80% ou mais de Merlot, beneficiando-se assim da maior produtividade dessa uva e produzindo vinhos macios e fáceis de agradar, com bons preços.

Esses vinhos podem ser elaborados sem madeira, com 30% ou com 100% de madeira, nesse caso os preços variam bastante, mas são vinhos que surpreendem.

Os brancos são tradicionalmente produzidos com Sauvignon Blanc, seja em varietais, na atualidade, ou em cortes tradicionais com Sémillon e Muscadelle.

A AOC Bordeaux Supérieur possui normas de produção mais rígidas, como menores rendimentos por hectare e maturação mais longa. O nível médio de qualidade é bom, mas cada vez mais produtores se destacam pela alta qualidade de seus vinhos.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada