MENU TOPO
Voltar
Bordeaux - Médoc
Localização

Médoc é uma sub-região da região de Bordeaux.

Introdução Mais

Situado em uma estreita faixa entre o rio Gironde e o Atlântico, essa sub-região responde pelos mais prestigiados vinhos de Bordeaux e até da França.

Aqui se localizam os célebres Châteaux, distribuídos nas 8 apelações: Médoc, Haut-Médoc, Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien, Listrac, Moulis e Margaux.

Apelações Mais

A região vinícola do Médoc possui 9 apelações: ... (veja mais)

Mapa vinícola do Médoc

Mapa vinícola do Médoc

Vinhos da Sub-região do Médoc

Os vinhos mais tradicionais do Médoc são os tintos de corte, aqui no Médoc usa-se o típico corte bordalês: 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot, em média

Outras uvas como a Petit Verdot, em versão moderna, e também Cabernet Franc, Malbec (Côt) ou Carmenère, são usadas em pequenas proporções para aportar complexidade aos cortes.

Elegantes por natureza, a principal característica dos tintos do Médoc é a longevidade: os vinhos podem evoluir por décadas, crescendo em complexidade e elegãncia.

Esses atributos criaram um prestígio mundial, e muitos rótulos das principais apelações são disputados pelos consumidores, podendo alcançar preços muito elevados.

O mercado mundial registrou na última década um crescimento do comércio dos vinhos de Bordeaux no Oriente, principalmente para o Japão, China e Hong-Kong, e essa tendência se mostrou concentrada praticamente nos vinhos do Médoc, fazendo-os embaixadores do vinho de Bordeaux na Ásia.

Geografia e Clima Mais

A sub-região do Médoc é bastante plana e de pequena altitude em relação ao nível do rio Gironde e do Atlântico, possuindo no alto verão temperaturas altas e um clima abafado.

Porém, a influência dos ventos frescos vindos do mar no final da tarde e durante a noite cria uma diferença de temperatura importante, o que garante uma maturação suave e um equilíbrio inigualável nos vinhos.

Esse terroir privilegiado é explorado pelos felizes vinicultores do Médoc de forma sutil, suas técnicas de elaboração são focadas na exaltação das características naturais dos vinhos, sem grandes interferências como acontece no Novo Mundo.

© 1997-2017 Academia do Vinho
Aprecie o vinho com moderação
Nenhuma reprodução, publicação ou impressão de textos ou imagens deste site está autorizada